sexta-feira, 30 de março de 2012

TV OLED 55" - LG 55EM9600 - Anunciada no CES 2012.

A LG apresentou seu mais novo lançamento, a TV de OLED de 55 polegadas "LG 55EM9600" Na CES (Consumer eletronics Show), no início de janeiro deste ano.
Agora resolveu divulgar o preço do produto, que será de US$ 8.000 (um pouco mais de R$ 14.000) no mercado japonês. 
Com isso a LG antecipa a comercialização de seu produto, que era previsto para o segundo semestre.




 





Vamos ver agora quais as principais diferenças entre as TVs de LCD, LED e OLED.


A primeira diferença está no fato que as TVs de LCD e LED dependem de uma luz por traz da tela, chamada "backlight". No caso das TVs de LCD a luz é gerada por lâmpadas que assemelham-se as fluorecentes comuns, enquanto que as de LED utilizam pequenos componentes emissores de luz chamados leds "light emiting diodes" ou diodos emissores de luz.







 Painel desmontado de uma TV LCD. Nesta foto é possível ver as lampadas que fazem o circuito de back light, bastante semelhante com as fluorecentes.




Acima podemos ver uma barra de leds utilizada nas Tvs's com painel de led. Em geral essas barras ficam por dentro do painel na parte superior e inferior.



Na imagem abaixo podemos ver um exemplo de um pequeno painel OLED (organic light-emitting diode), que apresenta uma uma imagem nítida mesmo sendo vista lateralmente.






O painel de OLED se difere dos demais pois cada ponto de imagem produz sua própria luz,com isso se tem uma qualidade de imagem muito superior a seus antecessores.
É necessário apenas uma pequena corrente elétrica para que o mesmo produza luz. Veja imagem abaixo.






Vantagens das telas de OLED:

  • Maior flexibilidade : Pode-se produzir telas com grande flexibilidade, o que a torna menos suscetível a quebras.
  • Maior economia : Por utilizar um composto orgânico, seu consumo e bem mais baixo que as telas atuais. 
  • Brilho e contraste : Com sua capacidade de produzir luz direta, temos uma gama quase que infinita de contraste e brilho.     
  •  Grande angulo de visão : A luz gerada é quase que superficial o que permite uma imagem perfeita mesmo para aqueles que não estão de frente pala tela.
  • Menor peso e espessura : Por não possuir backlight seu peso é bastante reduzido e sua espessura e bem menor que qualquer outra tela. 



Desvantagens das telas de OLED :

  • Vida útil : A vida útil das telas de OLED são menores que as telas de LCD, pelo fato de se tratar de composto orgânico.
  • Alto Preço de fabricação : Este é um fator que afeta todo e qualquer produto recém lançado, que com o tempo e a fabricação em massa, tende a se reduzir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste artigo? então, deixe aqui seu comentário.