domingo, 18 de março de 2012

ESTUDO DA FONTE LG 32LB9RTA

Hoje vamos iniciar uma nova seção destinada a manutenção de equipamentos de áudio e vídeo modernos.
Faremos estudos dos circuitos, verificaremos alguns defeitos e como corrigi-los além de disponibilizar esquemas e manuais para facilitar o aprendizado e o reparo.

Uma das coisas que ainda é  bastante obscura para a área de manutenção de Tvs de LCD é justamente a fonte de alimentação, pois muitos manuais técnicos não trazem o desenho nem explicações a respeito de seu funcionamento.
Por esses motivos resolvi iniciar esta seção falando a respeito de tais fontes e procurando esclarecer como elas funcionam.
A fonte que iremos tratar é a da Tv LG 32LB9RTA, porém a mesma serve de referência para as demais, visto que todas seguem o mesmo princípio.

1º CIRCUITO - FILTRO EMI


click na imagem para ampliar

O filtro EMI (Eletromagnetic interference) é um filtro contra a interferência eletromagnética gerada pela fonte chaveada devido ao uso de componentes para comutação, que é feita em frequências próximas a 200khz.

Existem dois tipos básicos de interferência ou ruídos, são eles:

Ruido de modo comum - É aquele que circula tanto na fase quanto no neutro, ambos se dirigindo para o terra do circuito.

Ruido de modo diferencial - é aquele que circula apenas entre a fase e o neutro do circuito.

O filtro utilizado em nossa fonte é um filtro passa-baixa do tipo híbrido (filtra o ruido de modo comum e o de modo diferencial). 
Os capacitores ligados ao ponto FG. (terra da rede), fazem a filtragem do ruido de modo comum (conhecidos como capacitores Y).
Os capacitores ligados entre fase e neutro, fazem a filtragem do ruido de modo diferencial (conhecidos como capacitores X).
Os indutores são dimensionados para apresentarem alta  impedância para os dois casos.
Logo na entrada temos um varistor que tem como função desviar para o neutro, picos de tensão repentinos.
Temos por fim os resistores que auxiliam no casamento das impedâncias do circuito.

Podemos concluir com isso que existe uma grande importância em utilizar nas nossas residências instalações elétricas que possuam Fase, Neutro e Terra pois desta forma estaremos assegurando o perfeito funcionamento de nossos equipamentos, além de aumentar em muito a segurança.


   

2 comentários:

Gostou deste artigo? então, deixe aqui seu comentário.