quinta-feira, 15 de março de 2012

Cabo óptico com Conector Toslink em Tv Lcd, Plasma e Led.

Sempre que queremos assistir a um filme que esteja passando em um canal de nossa TV, vem aquela ideia: porque ouvir o som na TV se posso liga-la a um Home Theater e ter um som espalhado por toda a sala?
Imediatamente procuramos aquele cabinho duplo com conectores vermelho e branco (cabo RCA estéreo) e conectamos a TV em nosso Home para desfrutarmos daquele maravilhoso "som envolvente".





Porém atualmente com a chegada das TV's de PLASMA, LCD, LED e tantas outras, a coisa mudou bastante pois no momento de nossa tão esperada sessão de cinema nos deparamos com uma realidade ainda obscura para muitos. Onde está a danada da saída de áudio da minha TV ???
Como vou fazer para ter o som no meu Home Theater ???

A verdade é uma só: Na maioria dos aparelhos de TV fabricados atualmente, seja ele PLASMA, LCD ou LED,  não é mais utilizada aquela saída de áudio (RCA) que estamos acostumados a ver. Hoje em dia utiliza-se apenas um padrão de saída de áudio, que é a saída óptica.




Mais afinal o que vem a ser essa tal de saída óptica de áudio ?

A saída óptica nada mais é que sua saída de áudio dos canais direito (R) e esquerdo (L), porém em formato digital.
Muitos acreditam que por ser óptico e digital, é possível ter nessa saída 5.1, 6.1 ou até mesmo 7.1 canais.
Mais na verdade a maioria das TVs  utilizam apenas os dois canais básicos L e R, deixando que o Home simule os demais canais. 

Abaixo vemos uma foto da ponta de um cabo óptico fabricado pela sony, com o detalhe do formato do  encaixe e mais a baixo vemos o mesmo cabo em sua totalidade.


  A luz de cor vermelha que sai de sua TV passa por dentro deste cabo levando o sinal de áudio no formato digital.

Após conectado é possível ver na outra extremidade do cabo a mesma luz vermelha que sai de sua TV.


Devido ao fato de estar passando uma luz por dentro do cabo deve-se ter muito cuidado em sua utilização pois caso o cabo venha a ser dobrado o mesmo poderá deixar de funcionar.
Após conectado na TV, iremos conectar a outra extremidade na entrada óptica digital do home. Veja detalhe da entrada abaixo.





Note que toda entrada óptica não possui aquela luz vermelha acessa, isto porque este terminal foi feito para receber a luz enviada pela TV ou seja, a partir de agora é fácil identificar qual é a saída óptica digital e qual é a entrada. Toda saída óptica terá uma luz vermelha acessa e toda entrada apenas o conector sem esta luz.
Obs: Estes conectores nas pontas dos cabos ópticos são chamados de Toslink.
A principal vantagem para o uso destes cabos é que aqueles famosos ruídos dos cabos RCA, simplesmente deixam de existir. Além disso ha uma ótima qualidade do áudio devido a baixa distorção do sinal, além de outros fatores.
Podemos ver que diante de tudo isso só e possível ouvir o som  da maioria das TV's modernas, se possuirmos um equipamento de áudio com entrada óptica. Devemos então tomar cuidado e observar ao comprar tais aparelhos se realmente temos como utilizar o formato óptico ou se estes possuem saídas de som  analógicas com o padrão RCA.




Detalhe de um conjunto de fibras ópticas.


Um abraço a todos e até a próxima matéria, quando falaremos sobre HDMI e FULL HD. 



Um comentário:

  1. gostei pois nao conseguia conectar meu cabo optico porque meu aparelhos so ten saida so ten luz vermelha agora sei que a entrada nao ten luz obrigado por esa dica abraço

    ResponderExcluir

Gostou deste artigo? então, deixe aqui seu comentário.